Este ano vou reduzir o meu plantel ,visto que nao me pareçe correto estar a tirar muitas aves e depois envia-las para lojas onde nao é o seu lugar, como tal vou reduzir os casais de satines amarelo mosaico para 5 e os restantes vou polos á venda ,nos satines brancos tenho algumas experiençias a fazer e como tal terei de fazer mais casais e espero que essas experiencias dêem o resultado esperado ,se nao la vai um ano para o lixo vamos ver ,de certa forma penso que estar a tirar muitas aves nao vai ser boa ideia ,cada vez as pessoas tem menos dinheiro e podem pagar cada vez menos por este hoby, tirando claro algumas excepções ,como tal estar a empatar dinheiro em aves caras e depois vender os filhos a 20 ou 30€ nao é grande ideia (mais vale acabar com a criacao ,tal como fiz com os cães que tinha de dar pequenas fortunas e depois os filhos andava a "dalos")para o ano estou a pensar em participar pela primeira vez no mundial ,este ano era impossivel devido ao preço das inscriçoes onde teria de gastar 150€ para enviar as aves que tinha ideia ,para o ano pode ser que isto corra melhor nesse sentido.Este fim de semana vou apanhar todas as minhas aves (reprodutoras ) e fazer a minha escolha o resto terei de me desfazer deles com muita pena minha quase todos ja deram aves marcadas nas exposiçoes
Como eu ,sei que existem mais criadores com esta ideia e que irao criar com menos casais ,mas nao sei se é uma ideia muito partilhada e bem entendida
16dez2010
Fim da criaçao em massa e experiencias para 2011
10dez2010
Campeao Nacional 2010 Satine Branco

1º satine branco individual
3º satine amarelo mosaico macho individual
Pena nao ter mandado alguns dos outros em equipas talvez nao tivessem sido tao penalizados mas enfim fica para a proxima
13set2010
Qualidade
Boas..
No próximo fim de semana estou a pensar em começar a separar as minhas aves, já consigo ver qualquer coisa neles e penso que apesar de tudo tenho umas aves interessantes e de qualidade tanto nos brancos como nos amarelos mosaico (satines claro), depois irei colocar umas fotos, quem estiver interessado em visitar o meu canaril poderá a partir dessa altura entrar em contato comigo para combinar-mos. Podem contactar através de email ou via telemóvel no 96 como tenho nos contactos ou 910823871, este só depois das 20h.
Nuno Vaz
28jul2010
Consanguinidade = mortalidade
Este ano tinha como objectivo criar um plantel homogénio e de boa qualidade (satines brancos), logo como já tinha feito isto na columbofilia pus mãos à obra e fiz casais com parentesco próximo. Realmente tirei aves muito iguais tanto a nível de desenho como forma e tamanho e aparentemente de qualidade superior, o desenvolvimento das crias foi normal como poderam ver nas fotos que coloquei no blog.
Os problemas começaram a surgir já com aves separadas e quando estavam na altura de começarem a comer sozinhas, dava a ideia que estavam a ficar cegos e com falta de equilíbrio, pensei em salmonelas e fiz tratamentos sem resultados positivos depois com um veterinário chegamos à conclusão de consanguinidade. Para alem destes problemas de foro neurológico estas aves tem um sistema imunitário muito fraco não tolerando qualquer problema de saúde mesmo muito fraco que este seja, morrendo logo. Também notei que não iniciam a muda como os outros, aves com 3 meses sem mudar uma pena. Para terem uma ideia, na primeira postura, tirei 40 satines brancos e tenho 5 por enquanto. Todas estas aves estiveram em contacto com os satines amarelos mosaico e estes não tem qualquer problema a não ser os filhos de um casal também consanguíneo que fiz e que as crias também morreram.
Para alem disto também penso que a incompatibilidade genética também é responsável pela morte das crias em idade avançada.
Deixo aqui o cruzamento que fiz e o meu testemunho, para que quem for por este caminho ter muito cuidado com os cruzamentos ( mas penso que esta será a forma para tirar aves de top a nível mundial)
Como podem ver o único sangue que introduzi foi o D e o E o C sao irmãos que foram cruzados com D, E o produto entre o C e D foi o F o C e E foi o G depois cruzei o C com F e deu o H, o H com o G são as aves com os maiores problemas, também fiz neto com avó mas são fracos de imunidade.
Nuno Vaz